10 motivos para visitar a Praia dos Ingleses

A praia dos Ingleses está situada no bairro de Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.

Praia dos Ingleses | Foto Tiago Mynt

É uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos. Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Separei 10 motivos para você escolher a Praia dos Ingleses como seu próximo destino.

Bora lá, conhecer um pouco mais desse paraíso:

1) COMÉRCIO

A praia dos Ingleses possui um comércio muito variado, é lembrada na ilha por possuir grandes supermercados, farmácias, lojas de roupas, shoppings, restaurantes, pet shops, salões de beleza, bares e lojas em geral. É o bairro mais desenvolvido da ilha quando o assunto é comércio diversificado, inclusive é comum entre os moradores não se deslocar até o centro, uma vez que a maioria das necessidades é suprida dentro do próprio bairro.

2) INFRAESTRUTURA

O bairro dos Ingleses é ligado por 2 grandes estradas: a SC 406 de quem vem pelo sul da ilha, passando pelo Moçambique e a SC 403, duplicada em 2015 com uma grande obra de ligação, uma das mais importantes de Florianópolis inclusive. A rede de esgotos já atinge mais de 54 km de extensão e contempla mais de 79% do bairro, a CASAN está executando um grande projeto de ampliação da rede de esgotamento sanitário no bairro com previsão de entrega até o final de 2021. A energia é oferecida pela CELESC, que inclusive possui uma subestação no bairro para garantia da qualidade do serviço. As telecomunicações e acesso a internet é oferecida por inúmeras empresas através de fibra ótica de altíssima velocidade e o sinal de wifi é gratuito em toda a extensão da praia.

3) TRANSPORTE E ACESSOS

Os habitantes da ilha contam com um transporte público de qualidade. Para entender um pouco do transporte na cidade você precisa compreender que existe um terminal (TICEN) que fica no centro da cidade, para chegar nos bairros você deve fazer algumas paradas em outros terminais que ligam até os bairros mais distantes, terminais como por exemplo o TISAN (Santo Antônio de Lisboa) e o TICAN (Canasvieiras). Você pode terminar sua viagem nestes terminais ou continuar viagem até os outros bairros, sem pagar nada mais por isso. Por exemplo se você vier do centro, você deve pegar um ônibus no terminal TICEN até o terminal de TICAN (linhas 210 e 221) . Chegando no Terminal TICAN em Canasvieirias, para chegar no bairro dos Ingleses você trocar de ônibus, dependendo da sua localidade, as linhas mais comuns são 264 – Ingleses , 267 – Rio Vermelho, 02 – Ingleses Santinho. Você pode montar sua rota clicando aqui, site do consórcio Fênix. Você pode também optar entre o ônibus convencional ou executivo. Vale lembrar que os aplicativos como Uber e 99 Taxi, funcionam muito bem na Ilha. Além disso existem terminais de Táxi comum por toda extensão, em especial no aeroporto, centro e terminal rodoviário.

4) SEGURANÇA

Tratando-se de estatísticas, Florianópolis tende a apresentar quedas consecutivas nos indicadores criminais. Ingleses em especial tem apresentado gradativamente uma mudança no perfil do morador. Uma vez que grandes empreendimentos começam a se espalhar pelo bairro. Ingleses é um dos poucos bairros que possui uma delegacia de Policia Civil e outra da Policia Militar, sendo nítido a atuação das corporações no bairro. Já no lado da iniciativa privada, muitas ruas começam a ser vigiadas por câmeras de segurança e guardas particulares, com a chegada de novos investidores Ingleses passa a ser um dos bairros com maior potencial de vigilância ao longos dos próximos anos.

5) CULTURA

Quando o assunto é cultura vale destacar alguns locais como: o interessante Centro de Visitação do Projeto de Arqueologia Subaquática, o belo Museu Arqueológico ao Ar Livre e o curioso Museu das Oficinas Líticas. Em 2022 inaugura o Ingleses Beach Square, complexo esse que oferecerá não somente acesso ao cinema para os moradores como também peças de teatro e uma curiosa exposição com a história da ilha e seus moradores.

6) LAZER

Como o Ingleses está situado na extremidade da ilha, inevitavelmente, as melhores soluções de lazer são aquelas que contemplam a beleza litorânea ao ar livre. Esportes como o surf e stand up são comuns, assim como beach tênis e vôlei, sandboard nas dunas, passeios de quadriciclo, trilhas, mergulho, passeios de lancha e pesca, entre outros. A noite oferece uma gama grande de bares, restaurantes e clubs para diversão 24h e todos os tipos de gostos.

7) GASTRONOMIA

Para os amantes de boa gastronomia, Ingleses é uma dos destinos mais procurados da ilha. Com opções de alta gastronomia, cozinha italiana, mediterrânea, chinesa, veganas e é claro, a especialidade Frutos do Mar. A via gastronômica dos Ingleses é sem dúvida uma das melhores do Brasil. Com opções para todos gostos e bolsos é de fato um prato cheio para turistas e moradores. Restaurantes como @chezaltamiro.floripa, @paixaodeverao , @koniko_sushi , @restaurantescantodomar e @restauranteporto45 são apostas certas para quem deseja comer bem e receber um atendimento premium.

8) EDUCAÇÃO

Para quem se muda com a familia, sem dúvidas, a educação é um ponto a ser levado em consideração. Ingleses abriga um grande número de colégios particulares e públicos bem conceituados, além disso existem opções de faculdade particulares para quem deseja ir mais além, com uma série de cursos e opções para desenvolvimento. O bairro ainda oferecer uma grande quantidade de escolas de idiomas e cursos de especialização e profissionalização.

9) SAÚDE

O bairro oferece diversas clinicas particulares e postos de saúde para seus habitantes. Em 2022, com a iniciativa privada, Ingleses deve receber o primeiro grande hospital de bairro em Florianópolis. Mais uma grande vitória para o bairro com maior potencial de crescimento da ilha.

10) ECONOMIA

Florianópolis, como um todo, gira em torno do turismo, dos serviços e da tecnologia. Ingleses além de atender essa demanda, oferece opções de comércio para o morador o ano todo além de projetos particulares de fomento ao desenvolvimento tecnológico que crescem consideravelmente.

Gostou do conteúdo?

Curta e comente abaixo sua opinião.

Nos vemos na próxima.

Tiago Mynt @tiagomynt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima