Buscar
  • Tamara cervi

Arquitetura no Litoral - Dicas e cuidados com a decoração

As cidades litorâneas agraciadas pelas belezas naturais de vegetação e lindas praias, como é o caso de Florianópolis, são um recanto para muitas pessoas que desejam viver perto do mar ou que tenham um imóvel para veraneio, sendo assim mais aproveitados em algumas épocas do ano.

Investir em qualidade de vida no litoral requer alguns cuidados para o planejamento e execução do projeto de interiores, pois devido algumas características relacionadas ao nosso clima Subropical enfrentamos desafios como maresia e muita umidade, além da pouca circulação de ar caso o imóvel fique fechado por longos períodos.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina- Epagri, Florianópolis possui umidade relativa do ar média de 82% a 84% e precipitações médias anuais de 1500 a 1700mm. Pelo clima ser mais quente e com alta umidade é necessário se prevenir contra mofos que podem surgir.

Abaixo seguem algumas dicas para os imóveis no litoral.


Priorizar iluminação e ventilação natural

Promover a ventilação nos ambientes e entrada de luz natural ameniza a umidade local. Além disso o uso de grandes aberturas envidraçadas deixam o espaço mais agradável e integrado ao exterior. Abra as janelas e sinta de forma agradável a brisa litorânea.


Figura 1- Bernardesarq


Ferramentas contra umidade

O uso de desumidificadores pode ser interessante, pois a umidade presente no ambiente é conduzida para dentro do mesmo por um ventilador. A umidade entra em contato com uma serpentina fria, onde ocorre o choque térmico, ocasionando a condensação e assim retornando um ar seco para o ambiente.

Instalar ar condicionado que possui a função dry (seco) fará com que o aparelho funcione também como um desumidificador.

Outra opção eficiente é usar desumidificador em armários, que é composto por um conjunto de manta de aquecimento aliado ao termostato. O tamanho da manta é adequado conforme o projeto de marcenaria para o armário. Essa manta é colada na parede e após instalada é conectada ao termostato, que o proprietário pode monitorar a temperatura e todos os cabos são blindados. Com isso é mais fácil garantir que o closet permaneça com as roupas mais limpas e livres de mofo.


Tapetes e pisos

Por ser mais suscetível a entrada de areia nos ambientes, é recomendável o uso de tapetes mais baixinhos e não felpudos. O piso de porcelanato polido também é melhor evitar, pois pode ser mais fácil de riscar. Sendo assim, o mais indicado é o uso de pisos com acabamentos acetinados.


Mobiliário com abertura

Projetar marcenaria com mais prateleiras e espaços abertos também é uma alternativa para que o ar circule com maior facilidade e evite que que os espaços fechados fiquem com mofo. Espaços mais abertos também garantem maior permeabilidade e integração dos espaços.


Figura 2- Macdesign


Materiais e texturas

Para amenizar a maresia, o ideal é usar materiais mais resistentes, tanto para sofás como para cadeiras ou poltronas em sacadas ou ambiente parcialmente abertos.

Impermeabilizar os tecidos é uma ótima opção, pois além de evitar manchas traz maior durabilidade ao mobiliário.

Para móveis que fiquem parcialmente exposto ao tempo, como sacadas e varandas ou até mesmo áreas externas de piscinas, o ideal é que sejam utilizados materiais como madeira de lei, pois com um acabamento protetor ficam mais resistentes à deterioração.

Figura 3- Macdesign



A fibra sintética também é uma forte tendência para mobiliário externo em função de sua durabilidade.

Figura 4- Macdesign


Outra opção é uso da corda náutica, que são trançadas, não absorvem o calor ou líquidos e possibilitam uma gama enorme de criações com variações de cores, garantindo projetos versáteis e inovadores.


Figura 5- Tidelli


Figura 6- Tidelli



Cores

A paleta de cor escolhida para o projeto impacta na sensação que temos dos espaços. De modo geral tons neutros e claros trazem a sensação de tranquilidade, frescor e bem-estar que a praia nos remete.

Tons de azul, areia e branco podem ser uma ótima opção, aliados a algum tom mais forte em itens de decoração, como almofadas e obras de arte.


Figura 7- Bernardesarq


Seja uma casa ou apartamento no litoral, busque sempre a assessoria de bons profissionais para conciliar escolhas certas ao conceito de vida desejado, fazendo com que a experiência de estar na praia seja ainda mais maravilhosa.


Tamara Cervi

Arquiteta e Urbanista formada há 9 anos pela UFSM

MBA Construções Sustentáveis pelo INBEC


Referências:

https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/solucoes/climatologia/

http://macdesign.com.br/blog/moveis-para-areas-externas-quais-materiais-sao-os-mais-indicados/

https://www.tidelli.com/pt-br/pages/materials

131 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo