Como decorar um quarto

Decorar vai muito além de comprar uma almofada bonita, ou colocar um tapete vistoso, decorar não se limita a um ou dois itens, mas sim ao resultado de todo o conjunto. Quando um ambiente é decorado, significa que todos os itens que estão presentes foram pensados para formar uma composição única.

Em outras palavras, as cores das paredes, a tapeçaria, a roupa de cama, os móveis, absolutamente tudo, é pensado para gerar uma espécie de impacto visual, um sentimento, uma impressão. Você pode acrescentar elegância, sofisticação, tranquilidade, alegria, calmaria ou paz. Não importa o objetivo, é na ornamentação de todos os itens e detalhes do quarto que a atmosfera aos poucos vai se formando e chegando próxima daquilo que você julga ideal.

Para ajudar um pouco na hora de decorar um quarto, separamos um passo a passo que irá facilitar nas escolhas e deixar um ambiente mais confortável e aconchegante.

1 – Defina o tempo e o orçamento para decoração

Antes de realizar qualquer mudança dentro de casa, é preciso pensar de modo estratégico. Sendo assim, defina as principais expectativas antes de iniciar o projeto. Os dois aspectos principais a serem analisados na etapa inicial são o tempo e orçamento utilizados. Com isso em mente, as escolhas se tornam mais fáceis, pois você consegue se organizar melhor e não se frustrar no decorrer da decoração.

2 – Entenda as necessidades

É imprescindível ter um espaço funcional para você. Assim, sua rotina e necessidades precisam ser contempladas em qualquer projeto decorativo. Principalmente quando falamos desse cômodo.

Sendo assim, coloque suas prioridades na ponta do lápis. Um closet amplo, espaço para sua coleção de livros ou um cantinho para você colocar o trabalho em dia ou até mesmo um espaço de leitura. Tendo isso em mente, você define as prioridades para a hora da decoração para quarto e se certifica da composição do melhor para o ambiente.

3 – Escolha um ponto focal

Seja um quarto pequeno ou grande, é possível selecionar um ponto que ganhe destaque no cenário. Pode ser uma escrivaninha, um armário ou até mesmo a disposição de quadros. Entretanto, normalmente, é a cama que ganha mais ênfase nesse ambiente e para isso, podemos apostar na utilização de cabeceiras.

Elas possuem vários modelos e materiais, como as estofadas, amadeiradas e desenhadas. Em quartos mais estreitos, com o intuito de dar mais amplitude ao espaço, podemos utilizar uma cabeceira que cubra toda a largura da parede e que seja mais baixa, já em quartos mais compactos as cabeceiras mais altas colaboram para alongar o cômodo. Em relação as cores, existem inúmeras opções, contudo atente-se para o estilo de quarto que você deseja. Cores claras podem ajudar na ampliação do quarto, mas se ele for amplo é possível usar cabeceiras com cores mais escuras e vibrantes.

Após essa definição, você deve selecionar os outros elementos que complementam esse espaço, sempre priorizando a harmonia.

4 – Aposte em uma paleta de cores

Ao começar a decoração de quarto, essa definição é imprescindível, pois as tonalidades despertam sensações e têm muita influência na composição de qualquer cômodo. É preciso definir se você deseja criar um espaço mais sóbrio com cores neutras, como por exemplo preto, cinza, marrom e bege, ou optar por um conjunto de tons monocromático, trabalhando com uma nuance e suas variações, ou se pretende apostar em uma paleta de cores análogas. O Branco também tem suas vantagens, se você apostar nele, pode ter um espaço mais amplo. O Branco permite que você trabalhe com uma paleta de cores nas roupas de cama e acessórios grandes, como tapetes e cortinas. As cores em junção dos espelhos, ampliam e harmonizam a decoração.

5 – Encontre os melhores móveis

Antes de comprar móveis para o quarto: tire as medidas disponíveis no cômodo, anote-as e guarde essas informações a fim de escolher bem as peças do mobiliário. Reserve um espaço para a abertura de portas e janelas. Além disso, pense na circulação disponível no ambiente.

Alguns aspectos a serem considerados são a estrutura, acabamento e o design das peças. Busque móveis sólidos e fabricados com bons materiais. A escolha da matéria-prima está relacionada com o estilo que você pretende imprimir nesse espaço. Por isso, pense com atenção!

6 – Dê a importância devida aos objetos decorativos

Esses itens são elementos essenciais, pois complementam o quarto e trazem personalidade. Seja para carregar memórias, como os porta-retratos e quadros ou a fim de destacar sua cama, como as almofadas, esses objetos funcionam bem nos mais variados estilos. É legal também, apostar em um tapete, ele pode ser só para demarcar um espaço, com uma poltrona de leitura ou nas laterais da cama, como também, ser uma peça de mais destaque, com um tapete maior que cobre quase todo o espaço.

Uma ótima ideia é guardar os itens que você não utiliza com frequência em compartimentos embaixo da cama ou em cima de armários e guarda-roupas, deixando os itens mais usados no dia a dia mais próximos e com faço acesso.

Para garantir um ótimo visual no espaço, invista em cortinas. Elas podem ser um voal, persiana, blackout, entre tantos outros tipos e modelos, exercendo várias funções para um melhor bem-estar dentro do ambiente. Elas colaboram desde o controle de iluminação, controle da privacidade, até mesmo no conforto térmico, além de ser um objeto que faz grande diferença no impacto visual e na decoração do quarto.

7 – Planeje melhor a iluminação

Quartos pedem por uma luz indireta e uniforme, a fim de conseguir esse efeito, aposte na disposição de luminárias nas paredes e abajures ao lado da cama. Se desejar, invista na iluminação em painel e cabeceira, pode ser de baixo para cima ou com fitas de led na vertical. É possível optar por lustres e luminárias com a luz amarela, a coloração ajuda a deixar o local mais confortável.

Você pode usar da diferenciação entre a luz indireta com a direta. Dessa forma, além de destacar elementos específicos, você garante a uniformidade visual necessária nesse espaço.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos que podem amar as nossas dicas. Te vejo na próxima Simara Varela @simaravarela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima