Buscar
  • Tiago Mynt

Como decorar uma sala - Fácil e barato

Precisando decorar a sala da sua casa ou apartamento e está sem ideias? Pois o Grupo Júlio de David preparou uma lista, com ajuda do arquiteto Tiago Mynt, com dicas e truques para tornar o seu ambiente único e incrível.


Os truques vão desde ampliar visualmente o espaço, a compor melhor os objetos no cômodo e a deixá-lo o mais confortável e acolhedor possível. Levamos em consideração vários estilos e as tendências de 2021/2022 para decoração de ambientes.


A maioria das construtoras investe em apartamentos entre 30 e 60 metros quadrados, com cômodos compactos que exigem um maior planejamento na hora de decorar e distribuir os móveis.


Neste cenário, a sala é um dos ambientes de maior convivência em uma casa e, por isso, também exige uma atenção especial em sua composição.


Sem mais enrolação, bora para as dicas para você compor a sala perfeita: 1) Defina um estilo de preferência Toda decoração de interiores parte de um norte de estilo, separe referências do que você gosta, descubra o nome do estilo e procure optar por móveis e decorações que se mantenham na mesma linha. Desta forma você vai conseguir compor um ambiente muito mais harmônico.

Defina um estilo de decoração

2) Anote as medicas do seu ambiente (antes de comprar qualquer móvel) A primeira dica para começar acertando na decoração de uma sala (especialmente se ela for pequena) é já sair às compras munido de informações importantes, como o tamanho da parede em que vai uma estante ou qual seria a medida máxima que um sofá teria que ter para caber no cômodo. Assim, evita-se a dor de cabeça de comprar um móvel e, quando ele for colocado no ambiente, descobrir que o espaço é insuficiente.

Anote as medidas da sua sala

3) Menos é mais É evidente que um lugar muito cheio reduz a sensação de espaço. É importante não “pesar a mão” na quantidade de objetos de decoração, escolhendo apenas alguns itens pontuais que deem um toque único ao ambiente. Outra dica é observar a altura de móveis e objetos decorativos. É importante evitar em salas pequenas o excesso de móveis e elementos altos, privilegiando os que ficam abaixo do nível dos olhos.

menos é mais na decoração


4) Espelhos ampliam A manipulação visual é extremamente importante em um espaço. E, nestes casos, os espelhos são fortes aliados, pois se tornam a maneira mais fácil de “enganar os olhos” ao criarem a ilusão de que um local é maior e bem iluminado. Assim, este truque, comumente utilizado em restaurantes e hotéis, também é uma ótima opção para salas.

Espelhos ampliam o ambiente


5) O sofá perfeito O móvel principal da sua sala deve ser escolhido com calma, o restante dos móveis irão se compor ao redor e baseado no sofá. Ele deve ser acima de tudo confortável e esteticamente dentro da proposta de estilo escolhida. Não exagere no tamanho, ele deve acompanhar e se encaixar perfeitamente ao tamanho do ambiente. O tamanho ideal é aquele que permite deixar livre a circulação. Predominância de linhas horizontais no design do mobiliário também ampliam’ o espaço.

o sofá ideal


6) Tons neutros Tons neutro como branco, cinza e bege são os maiores aliados da decoração de interiores, pois dificilmente você vai errar se manter uma paleta neutra. Um sofá de cor clara ainda permite que você abuse nas cores com outros elementos de decoração, como almofadas. Brinque com os outros elementos da decoração com cores e tom sobre tom e acerte em cheio.

Tons neutros na decoração de salas


7) Paleta de cores

Defina uma paleta de cores, ela que vai guiar todo seu processo de escolha dos móveis e decoração da sua sala. Como sugestão, opte por tons claros para paredes e sofá (pois ampliam o ambiente) e brinque com cores da moda e os tons que envolvem ela. Por exemplo, em 2021 as cores são PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating , basicamente um cinza e um amarelo, que você trabalhar com tons mais claros ou "aguados" .

Seguindo essas dicas, é possível tornar uma sala mais funcional e visualmente agradável. E nada como poder chegar depois de um dia corrido e descansar em seu cantinho, assistindo uma TV ou lendo um livro sentindo-se bem acolhido na própria casa, não é mesmo? Gostou das dicas? Acompanhe nosso Instagram e receba dicas diárias de decoração e arquitetura.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo