Buscar
  • Tiago Mynt

O que é Arquitetura Paramétrica

Devido a constante evolução dos programas de computação gráfica e processamento de computadores hoje é possível elaborar projetos e modelos arquitetônicos nunca antes pensados.

Curvas sinuosas, geometrias complexas e formatos impressionantes de edifícios calculados por meio de um computador. Essa é a proposta da arquitetura paramétrica.

Mas afinal, o que é ou sobre o que se trata a arquitetura paramétrica ou modelagem paramétrica?


O que é arquitetura paramétrica? Para compreender de forma fácil um pouco sobre Arquitetura Paramétrica e como esses algoritmos funcionam, o arquiteto alimenta o computador com dados diversos, como carta solar, ventos predominantes, tipo de solo, onde a obra será erguida.

Essas informações serão a base do desenho final, feito a partir desses parâmetros. É como se o arquiteto fornecesse a receita, para que a máquina calcule as possibilidades e lance opções de traços, volumes e planos. Tudo bem longe do tradicional esquema planta, corte e fachada, já que softwares analisam as variáveis, a partir de um módulo construtivo, que levam em consideração as informações selecionadas.

Na maioria das vezes, essas informações dizem respeito ao ambiente do entorno do projeto, em outros casos, são simplesmente estéticas, e visam a produzir um efeito gráfico. Isso abre um leque de opções ao profissional, que pode explorar novas formas sem a necessidade de criar manualmente um modelo para cada situação.

Pode-se dizer que com o avanço da arquitetura paramétrica formas que não são vistas com frequência como as abstratas com curvas e mudança de ambientes começam a tomar vida e forma no cotidiano.

Grandes nomes da arquitetura e design mundial já adotam esse tipo de conceito arquitetônico em seus projetos, como: Frank Gehry, Zaha hadid, Norman Foster, Jean Nouvel, Jacques Herzog, entre outros.

Esse novo modo de projetar vem crescendo e começou a ganhar força em 2008 e já trouxe mudanças inclusive na grade curricular de escolas de arquitetura, como a Belas Artes, que desde 2017 incluiu o curso de pós-graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos. Para Kuroda, esse novo jeito de conceber projetos veio para ficar e estar por dentro de suas nuances e possibilidades é estar à frente no mercado.


Como você pôde perceber, a arquitetura paramétrica pode ser empregada de diversas maneiras. Desse modo, não há um local específico de seu imóvel que você não possa aplicar esse conceito.

Nesse sentido, por mais que vejamos muito a arquitetura paramétrica ser aplicada em grandes projetos arquitetônicos, ela pode ser facilmente utilizada para a construção de seu lar. Para isso, basta contar com um profissional especializado.

Sendo assim, a Arquitetura Paramétrica, além de ser um grande avanço tecnológico para a construção civil, é também um novo caminho para aqueles que buscam ambientes únicos e personalizados. Uma nova forma de pensar, uma nova forma de projetar.


Gostou do conteúdo?

Curta e comente abaixo sua opinião.


Nos vemos na próxima.

Tiago Mynt @tiagomynt


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo