Quanto custa um projeto de Arquitetura Residencial em 2021

Planejar a construção de uma residência parte de diversas premissas e dentre elas está a elaboração dos projetos para execução e a organização financeira.

A precificação de serviços de arquitetura residencial é uma dúvida comum ao iniciar os planejamentos, porém é sempre importante ter em mente que cada projeto é único e possui suas particularidades, por isso os custos podem ser flexíveis.

O Projeto Arquitetônico é a alma da construção. Para o desenvolvimento do mesmo é necessário compreender as necessidades e desejos dos futuros proprietários, dinâmica, rotina, bem como as expectativas e motivações.

Para isso, dentro dos serviços preliminares que norteiam a elaboração do projeto, o arquiteto é o responsável pelo Briefing, que servirá de guia para todo o processo. No Briefing são colhidas todas as informações relevantes para a proposta de projeto que seja compatível com questões estéticas, funcionais e também financeiras. No Briefing também é decidido o programa de necessidades para o projeto.

Com um Briefing bem estruturado é possível evitar significativas modificações futuras e assim otimizar da melhor forma o tempo e investimentos financeiros.

Para elaboração do projeto arquitetônico é importante também o profissional contratado ter à disposição informações técnicas e legais, como documentações sobre o terreno, levantamento topográfico, viabilidade de construção e outros estudos, quando necessário. No decorrer do desenvolvimento do projeto normalmente as etapas são divididas em estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.

Alguns elementos são mais relevantes e fazem diferença nos custos do projeto arquitetônico como localização, padrão e complexidade do projeto, além do porte da obra em metros quadrados.

Os métodos mais utilizados pelos profissionais de arquitetura no momento de apresentar um orçamento são referenciados pelo percentual sobre o custo estimado da obra, por hora trabalhada, por metro quadrado ou utilizada como base a tabela de honorários do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Logo, cada profissional elege o processo que faça mais sentido para sua logística de trabalho.

Para o percentual sobre o custo estimado da obra, é possível tomar como referência geral o CUB, que é o Custo Unitário Básico de Construção. O CUB é o principal indicador que determina o custo global da obra e é uma estimativa parcial para o valor de metro quadrado da construção. É calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria e Construção Civil em todo país, refletindo as variações dos custos.

O Custo Unitário Básico de construção por metro quadrado é classificado por padrão de acabamento da obra e tipologia.

Para uma referência mais clara, o percentual de cobrança em um projeto arquitetônico residencial varia em média de 2% a 5%, podendo, é claro, esses índices aumentarem conforme o porte da obra.

Quanto aos prazos de pagamento pelo recebimento do projeto, normalmente são estipuladas uma porcentagem no início do estudo preliminar do projeto, outra porcentagem durante o desenvolvimento do anteprojeto e o restante ao final do projeto executivo aprovado, podendo sempre ser negociável com o cliente a melhor forma.

Além do projeto, o arquiteto pode muitas vezes disponibilizar no orçamento o serviço de acompanhamento da obra, que é acrescentado ao valor de projeto, ficando a critério do cliente a contratação. Também é importante ficar claro na negociação se o arquiteto irá assessorar a aprovação do projeto junto ao órgão competente até sua finalização.

Independente da forma que será cobrado o projeto arquitetônico residencial, é fundamental contratar profissionais que trabalhem com ética e de forma clara e transparente, pois o processo do projeto deve correr de forma tranquila. O arquiteto deve trabalhar para que essa seja uma experiência agradável e única para os clientes, garantindo que as expectativas sejam atendidas.

Valorizar e investir em um bom projeto arquitetônico é fundamentável para um resultado positivo nesse processo.

Tamara Cervi

Arquiteta e Urbanista formada há 9 anos pela UFSM

MBA Construções Sustentáveis pelo INBEC

Referências:

Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU

SINDUSCON- Sindicato da Indústria e da Construção Civil

Vobi

Archademy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima